É nessa etapa de escolaridade que, no desenvolvimento da criança, ocorrem particulares vantagens para o seu desenvolvimento biopsicossocial.
Entendendo nossa responsabilidade nesse desenvolvimento é que abordamos na nossa metodologia:
- Um trabalho de Consciência Fonológica que exerce um importante papel no processo de aprendizagem das crianças favorecendo o avanço de forma mais fácil e produtiva para a leitura e para a escrita;
- Atividades no Ateliê de Belas Artes, espaço organizado para que as crianças tenham prazer em estar, pensar, imaginar e agir, produzindo saberes por meio de descobertas e invenções;
- Experiências no laboratório, batizado como Pequeno Químico, lugar onde uma receita de bolo ou uma mistura de cores fazem as crianças pensarem do que e como as coisas são feitas;
- Quadra de Esportes , lugar em que realizam atividades que favorecem as relações interpessoais, a ludicidade e a imaginação alcançando uma educação integral (ética, social e intelectual) e global (ações cognitivas, afetivas e motoras);
- Livros Didáticos que oportunizam situações de aprendizagem significativas e que estimulam o desenvolvimento cognitivo, social e cultural;
- Projetos de Trabalho que são organizados a partir dos eixos da educação infantil, de Formação Pessoal e Social e de Conhecimento de Mundo, estabelecendo relações e ampliando ideias sobre assuntos específicos;
- As determinações do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCN) relacionando os âmbitos de experiência Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo.