PERÍODO INTEGRAL

PERÍODO INTEGRAL
RADEANE, UMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL

A educação integral é um ideal de formação humana perseguido desde a Antiguidade Clássica e na atual organização política e social do Brasil vem se tornando uma necessidade da família. Sendo assim, o Instituto Educacional Radeane, tem como meta para 2017 organizar o tempo integral para seus alunos da Educação Infantil ao 5°Ano do Ensino Fundamental I.

De acordo com a sua visão e missão o Instituto Educacional Radeane, considera de seu compromisso construir uma educação escolar de qualidade social, e que contemple as necessidades da família atual. Por isso, oferecerá a ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL, com a finalidade de ampliar as possibilidades da criança no ato de aprender, através de atividades lúdicas e da interação social . Respeitando e interagindo, em sua proposta para o integral, com os 4 pilares da Educação moderna. Outro aspecto importante que contemplará a Escola em tempo integral será o respeito às diversidades culturais, as artes, ciências, matemática e a linguagem oral. Visando assim, para os alunos do período integral (contra turno), a ampliação de tempos, espaços e oportunidade educativa em todas as dimensões humanas: aspectos intelectual, físico, estético e ético.

Para além da disposição normativa, a Escola em Tempo Integral, o Radeane deseja a concretização de uma educação que seja compromissada com o desenvolvimento da criança e com sua formação integral, de modo a desenvolver as potencialidades humanas nos seus aspectos: cognitivos, afetivos e socioculturais. Destaca-se, assim, o seu caráter formador que ultrapassa a educação tradicional, que seja rica em empreendedorismo e ética.

1. OBJETIVOS:

1. Atender, com qualidade, as necessidades da família atual;
2. Educar a criança para o pleno exercício da cidadania;
3. Desenvolver o gosto pela arte;
4. Vincular às atividades pedagógicas diárias, alimentação, atividade física e lazer;
5. Desenvolver habilidade desde cultivo da terra(mini horta) até a utilização da tecnologia;
6. Incentivar a participação da família e/ou responsável no processo educacional das crianças;
7. Promover a ampliação da humanização do espaço onde acontecerão as atividades referentes ao integral.

2. ESPAÇO FÍSICO / ESTRUTURA

O espaço físico é a é suma importância para o sucesso do projeto: Escola em tempo integral.

a) Salas de aula;
b) Banheiros – área para banho
c) Banheiro masculino;
d) Banheiro feminino;
e) Sala de Informática;
f) Laboratório de ciências
g) Mini Biblioteca;
h) Cozinha com dispensa / Refeitório
i) Pátio de lazer sem cobertura;
j) Sala para a hora da soneca
k) Locais(gaveteiro) para guardar os pertences dos alunos
l) Cozinha Experimental
m) Camas adequadas a faixa etária

Para o Radeane, o currículo da Escola em Tempo Integral, promoverá um espaço para interação, comunicação no sentido da construção de uma educação que contemple solidariedade e a fraternidade, que respeite e acolha a diferença enquanto enriquecimento da diversidade do ser humano, com conteúdo, com pesquisa, com atividades que aliam o lúdico como parte integrante do processo educativo e que firme o espaço escolar enquanto lócus de exercício da participação de toda a comunidade escolar e construção da cidadania. Currículo será interdisciplinar, resgatando o ser em sua unidade e diversidade, no qual a construção do conhecimento perpassará pelo trabalho coletivo, pela cultura de paz e pelo reconhecimento e acolhimento das diferenças dos estudantes. E principalmente que seja um currículo para a alegria para atender a criança no ato de educar e cuidar que um complemente o outro.