Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II

A segunda fase do Ensino Fundamental é marcada pelo estímulo ao conhecimento crítico e aprofundamento da capacidade empreendedora, científica, artística e esportiva do aluno.

A proposta pedagógica que norteia o trabalho do fundamental II é firmada no desenvolvimento de uma aprendizagem que se conecta com experiências e saberes dos alunos, e que estimula o pensamento, ampliando as concepções sobre o mundo que nos cerca. Exploramos: a cultura como referência; os saberes das diversas áreas e os contextos que dão sentido para as relações. Nossa prática pedagógica é dinâmica e inovadora para um ensino e avaliação pautados em  habilidades e competências .

Competências são entendidas como a capacidade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos, tais como saberes, capacidades e informações, para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações.

As habilidades estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades.